O Endocrinologista é o profissional de saúde especialista em hormônios e metabolismo do nosso corpo. Ele faz a formação voltada especificamente para tratar as doenças do sistema endócrino (hormônios) e distúrbios do metabolismo (reações químicas que ocorrem no organismo).
As glândulas endócrinas são as responsáveis por produzir e liberar os hormônios na circulação. Esses hormônios agem em todo o corpo por meio de receptores. Eles são mensageiros químicos e interferem em várias funções do organismo. Alguns exemplos de glândulas endócrinas: hipófise, tireóide, ovários, testículos, pâncreas, supra-renais, paratireóides.

Qual a diferença entre Nutricionista e Nutrólogo?
Uma dúvida frequente por parte dos pacientes é entender qual a diferença entre o Nutricionista e o Nutrólogo. O Nutricionista é o profissional de saúde formado em Nutrição e é responsável pela elaboração do plano alimentar individualizado. O Nutrólogo é formado em Medicina e faz uma especialização posterior em Nutrologia. Ele promove a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças relacionadas à ingestão de nutrientes.
O médico Endocrinologista cuida de quê?
O Endocrinologista é responsável por diagnosticar e tratar doenças relacionadas às glândulas endócrinas (que secretam HORMÔNIOS) e ao metabolismo do corpo (carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais).

Veja abaixo a relação dos distúrbios endócrinos mais comuns:
- obesidade: o excesso de peso e suas complicações aflige inúmeras pessoas. O acompanhamento médico é necessário para alcançar um peso saudável.
- colesterol e triglicerídeos: a elevação das gorduras no sangue pode aumentar a chance de derrame e infarto. Nem sempre o problema é a alimentação. Há fatores genéticos envolvidos em alguns casos.
- crescimento: algumas crianças precisam fazer uso de hormônio de crescimento para atingirem estatura adequada. Uma avaliação minuciosa é necessária para identificar e tratar esse problema.
- diabete: o excesso de açúcar no sangue é uma doença grave que leva a várias complicações e precisa ser diagnosticada e tratada precocemente.
- distúrbios da menstruação: ausência de menstruação ou ciclos irregulares estão relacionados com distúrbios hormonais, como Síndrome dos Ovários Policísticos.
- distúrbios da puberdade: crianças que demoram a entrar em puberdade ou que iniciam precocemente o desenvolvimento puberal devem ser avaliados com cuidado por especialista.
- doenças da glândula suprarrenal: essa glândula fica acima dos rins e produz vários hormônios, dentre eles o cortisol e os andrógenos.
- doenças da hipófise: a hipófise regula a secreção de várias glândulas e em algumas situações podemos ter a deficiência de vários hormônios (pan-hipopituitarismo) ou o excesso (Prolactinoma e Acromegalia)
- excesso de pelos: algumas mulheres apresentam aumento de pelos no corpo por excesso de hormônio masculino e precisam ser investigadas quanto à causa desse excesso.
- deficiência androgênica masculina: os homens podem apresentar redução na produção de hormônios (hipogonadismo), o que pode levar a redução de libido, pelos corporais, massa muscular e alterações cognitivas.
- osteoporose: a redução de massa óssea é mais comum nas mulheres e aumenta o risco de fraturas
- menopausa: a interrupção da menstruação por 1 ano mostra que a mulher entrou em menopausa naquela data e algumas precisam de terapia de reposição hormonal para melhorarem a qualidade de vida.
- tireóide: a falta de hormônio tireoidiano (Hipotiroidismo), o excesso (Hipertireoidismo) e os nódulos são doenças muito frequentes na população.
Se você tem necessidade de ser atendido por algum desses motivos, procure logo um Endocrinologista! Ele é o especialista habilitado para resolver todas essas questões.


Conte com esse especialista para encontrar o equilíbrio e uma vida saudável!

Formação
- Formada em Medicina em 2003 pela Universidade Federal de Goiás (UFG)
- Residência Médica em Clínica Médica no Hospital das Clínicas (HC) da UFG
- Especialização em Endocrinologia e Metabologia no HC da UFG em 2008
- Membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia
- Membro da Câmara Técnica de Endocrinologia do CREMEGO
Veja alguns depoimentos de pacientes reais atendidos pela Dra. Simone:







Fonte : https://www.endocrino.org.br/
Leia também: https://drasimonemiranda.com.br/diabetes-o-que-devo-saber-e-como-evitar/
https://drasimonemiranda.com.br/emagrecimento-dicas-para-perda-de-peso/
https://drasimonemiranda.com.br/tireoide-o-que-preciso-saber/
https://drasimonemiranda.com.br/conhecendo-o-diabete-gestacional/
https://drasimonemiranda.com.br/menopausa-dicas-de-saude-e-bem-estar/