Dra. Simone Ribeiro Miranda

Nos últimos anos, inúmeras pessoas vem sofrendo com o ganho de peso excessivo. A obesidade é um dos problemas de saúde mais graves que precisamos enfrentar. A busca por tratamento para um emagrecimento saudável tem motivado muitos pacientes a procurarem ajuda no consultório do endocrinologista.

Além de fatores genéticos familiares, que são muito importantes como causa do metabolismo lento, fatores relacionados ao estilo de vida têm grande impacto no aumento do peso. 

O estresse do nosso cotidiano, o sono de má qualidade (ou até as jornadas noturnas de trabalho), a falta de exercícios físicos regulares e a alimentação inadequada (muito calórica, mal distribuída ao longo do dia) são fatores que interferem no emagrecimento. 

Por que é tão difícil emagrecer ou manter o peso perdido?

Você com certeza já deve ter tentado perder peso de várias maneiras, com ou sem ajuda profissional.

Fez um tempo de dieta, mas não conseguiu mantê-la a longo prazo. Talvez iniciou um exercício físico e depois de 2 a 3 meses parou porque não viu o resultado esperado ou porque não teve mais tempo para continuar. Tomou uma ou várias medicações e teve efeitos colaterais ou interrompeu o medicamento de forma abrupta, sem orientação correta.

Além dessas questões, existe um mecanismo fisiológico em que o organismo cria ao longo do processo de emagrecimento barreiras para a perda de peso.

À medida que se perde o peso, ocorre elevação de hormônios que aumentam o apetite e o gasto energético cai. O organismo de cada indivíduo demora um tempo para se adaptar ao peso menor e por isso é tão importante ter acompanhamento de profissional especializado que consegue identificar estratégias para manter a perda de peso. 

Dra Simone Ribeiro Miranda é médica endocrinologista, formada na UFG, com Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia, com mais de 15 anos de experiência no tratamento de sobrepeso e obesidade. Ela possui um Programa de Acompanhamento para os pacientes que desejam perder peso de forma saudável e sustentada.

Como classificar o excesso de peso?

O cálculo do IMC é feito da seguinte maneira: Peso (em kg) divido pela Altura (em m)² 

Por exemplo, uma pessoa que pesa 84 kg e mede 1,58 m de altura terá o seguinte IMC: 84/1,58² = 33,6

Outro parâmetro de avaliação é a medida da circunferência abdominal. O valor considerado limite para o sexo masculino é 94 cm e para o sexo feminino é 80 cm.

Há outras maneiras de avaliar a composição corporal, como a Bioimpedanciometria e a Densitometria de corpo inteiro. 

Dra Simone Ribeiro Miranda é médica endocrinologista, formada na UFG, com Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia, com mais de 15 anos de experiência no tratamento de sobrepeso e obesidade . Já ajudou um grande número de pacientes a alcançarem seus objetivos no processo de emagrecimento.

Quais as doenças associadas à Obesidade?

A obesidade está associada a várias doenças, dentre elas:

  • Hipertensão arterial
  • Infarto do miocárdio 
  • Acidente vascular cerebral 
  • Diabetes mellitus 
  • Apneia do sono 
  • Gordura no fígado
  • Pedra na vesícula 
  • Problemas ortopédicos: artrose, artrite, hérnia
  • Doenças psiquiátricas: depressão, ansiedade 
  • Dislipidemia (colesterol e triglicerídeos elevados)
  • Gota (elevação de ácido úrico) 
  • Câncer (mama, intestino, estômago, pâncreas, endométrio, esôfago, fígado)
  • Ovários policísticos (SOP)
  • Hipogonadismo masculino 

Diagnóstico – o ganho de peso tem causa?

O paciente que deseja emagrecer deve sempre procurar um endocrinologista para investigar se há uma doença primária causando o ganho de peso. Condições tais como hipotiroidismo, Cushing ou excesso de corticoide, síndromes genéticas podem ser possíveis causas do excesso de peso.

O endocrinologista também irá detectar quais doenças o paciente já apresenta em decorrência da obesidade e indicará as formas de tratamento. 

Quando se identifica uma causa específica para a obesidade, ela deve ser tratada primariamente. Ela é uma doença multifatorial e o paciente precisará de acompanhamento a longo prazo para perder o excesso de peso.

Dra Simone Ribeiro Miranda é médica endocrinologista, formada na UFG, com Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia, com mais de 15 anos de experiência no tratamento de sobrepeso e obesidade . Já ajudou um grande número de pacientes a alcançarem seus objetivos no processo de emagrecimento.

O que devo fazer para acelerar o meu metabolismo?

A principal maneira de acelerar o metabolismo é praticar atividade física. Não existe uma medicação que substitua ou que faça melhor efeito no aumento do gasto energético do que o exercício físico bem executado. Além disso, a prática de exercícios físicos protege contra várias doenças, como câncer, diabete e hipertensão. 

Portanto, é fundamental iniciar quanto antes e colocar como uma prioridade em sua vida! A seguir, dicas de como iniciar a prática de exercício físico:

  • Caminhada ou trote ao ar livre, 50 minutos 3 vezes por semana OU 30 minutos 5 vezes por semana
  • Bicicleta horizontal ou Transport, 50 minutos 3 vezes por semana OU 30 minutos 5 vezes por semana
  • Esteira 30 minutos 3 vezes por semana
  • Natação 3 vezes por semana
  • Musculação de 2 a 5 vezes por semana (intervalo de 48 horas para exercitar a mesma musculatura)
  • Pilates de 2 a 3 vezes por semana (intervalo de 48 horas para exercitar a mesma musculatura)
  • Treinamento Funcional de 2 a 3 vezes por semana (intervalo de 48 horas para exercitar a mesma musculatura)
  • Ritmos ou Dança 3 vezes por semana

O que devo fazer em relação à DIETA? 

Você conhece a Pirâmide Alimentar? Ela é uma representação gráfica dos grupos alimentares e contem orientações quanto à porção recomendada de cada um deles. Em sua base informa também sobre a importância de praticar exercícios físicos regulares e ingerir bastante água diariamente.

Cada paciente deve adequar sua alimentação diária buscando um equilíbrio entre esses grupos de nutrientes. Uma dieta bem balanceada e que respeite as preferências nutricionais de cada pessoa, com as quantidades adequadas, terá uma grande chance de funcionar a longo prazo no processo de perda e manutenção de peso.

3 Dicas importantes para o emagrecimento

Para alcançar um emagrecimento saudável são necessárias mudanças no estilo de vida:

  • melhora na escolha dos alimentos (com menor valor calórico e maior valor nutricional)
  • controle da quantidade da ingesta alimentar 
  • prática de exercícios físicos regulares (30 min por dia ou 50 min 3 vezes por semana) 
Emagrecimento : dicas para perda de peso saudável

Os medicamentos podem ser associados para melhor resposta às mudanças de estilo de vida. Há medicações por via oral e injetáveis, com resultados de perda de 5 até 20% do excesso de peso.

O sucesso do tratamento depende de um acompanhamento regular para que médico e paciente possam identificar os fatores que interferem no processo de emagrecimento. 

Quanto mais tempo acima do peso, maior pode ser a dificuldade para perdê-lo devido a mecanismos de adaptação que o organismo faz ao longo dos anos. O tratamento adequado levará a uma perda de peso sustentada, o que confere uma maior possibilidade de emagrecimento sem reganho. 

A velocidade de perda normal é de 0,5 a 1 kg por semana. Um indivíduo que precisa perder 24 kg de excesso de peso pode levar de 6 a 12 meses para consegui-lo. Por isso, é de extrema importância alinhar as expectativas e adequar o tratamento a cada pessoa, respeitando escolhas e preferências. 

Leia também: https://abeso.org.br/

Leia mais: https://drasimonemiranda.com.br/endocrinologista-quem-e-esse-profissional/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *